logo

Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.
hello@youremail.com
+1234567890

Teste

Observatório de
Esclerose Múltipla

Dados abertos para tomada de decisão e transformação social.
Slider

Sobre o Observatório

O Observatório de Esclerose Múltipla (EM) é uma plataforma de monitoramento de dados e informações relevantes da área de EM no Brasil.

Ajuda na tomada de decisão baseada em evidências e no planejamento e avaliação das políticas de saúde.

Nossos Dados

Todos os dados utilizados no Observatório de Esclerose Múltipla são provenientes de fontes de dados abertos governamentais.

  • As principais bases de dados são do Ministério da Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da plataforma CAPES.
  • As dimensões abrangidas pelos dados são: demográfica, epidemiológica, de assistência a saúde e de rede assistencial.
  • São utilizados principalmente dados sobre incidência de EM, fornecimento de medicamentos para EM pelo SUS, falha na entrega de medicamentos, judicializações, atendimentos ambulatoriais, internações hospitalares.

Dados abertos são dados que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa.

Fonte: Open Knowledge Foundation.

Nossas Atividades

Pesquisa

Coleta de microdados de fontes de dados abertos governamentais, em especial do Ministério da Saúde e do IBGE, abrangendo todo território nacional.

Colaboração nas análises

Compilação e análise dos dados realizados a partir do universo de dados disponíveis, podendo surgir por sugestões dos próprios usuários do site.

Plataforma Online

Compartilhamento e divulgação de informações relevantes através da plataforma online, onde também é possível fazer o download dos estudos.

ÚLTIMAS POSTAGENS

ENTRE EM CONTATO

Nome
Email
Assunto
Mensagem